Clube Austral

PortugueseEnglishSpanishRussian

Acompanhe nossas
Redes Sociais

PortugueseEnglishSpanishRussian

Uma Lição de Sócrates

Aqueles que pretendem fazer menos inimizades abruptas, mais precisamente aquelas que nascem da exposição de complexas opiniões a pessoas que não podem compreendê-las, a fim de, portanto, manter uma vida social mais múltipla, fazem bem seguindo o exemplo de Sócrates, o qual “não respondia por si mesmo, mas captava as respostas dos outros para refutá-las” (Platão, A república).

De fato, dessa maneira Sócrates reunia amigos e conhecidos e, apesar de mostrá-los o quanto eram absurdas suas convicções, não os perdia – e, pelo contrário, por vezes até mesmo mais os atraia, na medida em que os deixava estupefatos e assim criava um certo magnetismo sobre as mentes várias. Com efeito, de maneira semelhante, podemos, sem nos opor completamente às pessoas próximas, deixar de ter que ouvir, calados, argumentos insuportáveis a nós.

Ora, geralmente sentimos um desprazer posterior ao expormos nossas noções mais íntimas, pelo fato de termos comunicado algo a quem não o merecia, enquanto sentimos prazer posterior em desmascarar a farsa e falta de fundamento de certos argumentos alheios – e, portanto, com tal maneira socrática, ambas as condições são satisfeitas.

Agindo assim, não expomos o que de fato pensamos, mas apenas o que pensamos acerca do argumento proposto pelo interlocutor: criamos uma espécie de escudo ao nosso favor, e enquanto este último é obrigado a se defender ou enfatizar seus argumentos, nós somente atacamos – e mesmo se os ataques se mostrarem vãos, não perdemos nada: pois nada realmente nosso foi colocado na disputa.

E foi desse modo que Sócrates também conservou intactos seu orgulho, estima própria e modo irônico: em tudo isso consistia o seu gênio para o diálogo – embora, ainda assim, tenha tomado, ao fim, a cicuta… E talvez nisso esteja uma segunda lição para nós, embora sua explicação e seu desdobramento tenham que ficar para um ensaio futuro.

Maestro, compositor e escritor, com 6 livros já publicados. Bacharel em composição musical…